O Dia Mundial do Cão

No passado dia 26 de Agosto foi o Dia Mundial do Cão. Um dia fofinho e peludo. Mas um dia de cão também. E porquê? Porque toda a gente mostrou fotografias dos cães e disse como gosta muito deles. 

Eu não concordo com isso. Esta deve ser uma data tipo Dia dos Namorados ou Dia do Pai – está bem que podemos dedicar mais atenção a essas pessoas mas esses dias devem ser sempre. Se temos esse carinho pelas pessoas e animais que mais gostamos, devemos pôr fotografias ou valorizá-los volta e meia, não só no dia. O dia é só uma data. O carinho dessa data deve ser todos os dias. 

Nesse dia, foram notícia algumas histórias de donos que abandonaram animais e que estão-se na peida se eles existem ou não e depois falaram, de forma carinhosa, do seu animal, pondo fotografias com a legenda: “O meu companheiro”. Sim, porque não sabem sequer o nome do bicho. Duvido muito que o cão deles se chame Companheiro. Não me parece que tenham seguido o hábito das velhas de chamar “Bicho” ao gato. “Bicho, bicho, bicho! Anda comer!” “Ti Etelvina, qual é o nome do gato?” “É Bicho!” Não me parece que andem com o cão: “Companheiro, companheiro, companheiro! Olha a papinha!”

Quem é que, nos dias de hoje, ainda abandona um cão? Merda, não querem ter cães, não o tenham. Ouvi na televisão, uma vez, um atrasado men, ai um activista humano, a dizer que os donos “tinham direito a fazer o que quisessem aos seus animais.” Tá bem, eu vou então namorar com a tua filha e tenho todo o direito a fazer o que eu quiser à minha namorada. E vou convidá-la para passar um fim-de-semana e deixá-la à beira da estrada, mesmo a meio do caminho para o Algarve. O direito de um é tão arbitrário como o outro.

Eu dei o exemplo do Algarve porque é para onde vão todos os cães. Porque têm Faro. E devem querer estar sempre a pinar porque estão sempre de quatro. E alguns não vão lá mas o Rotweiller. E eu falo português mas o Pastor Alemão. E o Dálmata está... ah, pensavam que eu ía dizer que estava sujo porque tem manchas, não era? Não, fazer piadas com raças de cães é só estúpido. Então pessoal.

Comments

Popular posts from this blog