A desreligião

Surgiu hoje uma notícia a respeito da religião. Ou melhor, da não religião, dado que o tema era precisamente o facto de mais de um terço dos residentes de Lisboa não assumirem qualquer orientação religiosa. E as entidades que regem a religião da nossa capital estavam chocados e acusaram as pessoas de "irresponsabilidade moral".

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, foi ainda mais longe e referenciou que o Cristianismo é a religião mais perseguida no mundo. Vamos debater isto porque, se por um lado poderá ser verdade, por outro lado, durante imensos séculos, todas as outras religiões foram perseguidas pelo Cristianismo.

Ora bem, eu sou cristão. Dentro do Cristianismo, revejo-me no Catolicismo e sou altamente religioso. Tive uma educação e uma influência familiares bastante religiosas mas, ao crescer, claro que fui percebendo como funciona a religião e a Igreja Católica. Fui desenvolvendo a minha percepção e, consequentemente, a minha opinião e devoção pela religião. Ou seja, percebi como não me revejo na Igreja Católica enquanto instituição proclamada pelos homens como "a salvação". Revejo-me na minha fé, em Deus e em mim, que me ajuda a manter algum conforto emocional e, acima de tudo, perscrutar a minha alma. 

Não me lixem, não me venham com coisas de que a Igreja é o estandarte da religião. Não. A Igreja é um pilar sobre o qual a religião sempre assentou e, como é gerida pelo Homem, corrompeu-se. Porque é que acham que a fé não se danifica? Porque é emocional, o Homem não lhe pode chegar. A fé é pessoal e intransmissível e pertence a cada um de nós. A Igreja não. 

A Igreja perseguiu, ameaçou e matou durante séculos, obrigando o mais comum dos mortais a foragir, caso contrário poderia morrer em autos-de-fé ou com a marca da cruz no peito. Isto aconteceu, não foi só falado em livros do Dan Brown. Aliados a isso estão os escândalos de corrupção e pedofilia que se conhecem todos os anos, abafados por altos membros eclesiásticos. Se o escondem, pactuam com isso. Se pactuam com isso, aceitam-no. Logo, se o aceitam, como querem ser respeitados?

Devido a tudo isto, a Igreja fez com que o Cristianismo fosse perseguido como é agora, absorvendo-o. E queixa-se de ser perseguida? 

Portanto, antes de acusarem as pessoas de não terem religião, pensem porque é que isso acontece. Porque é que não há esse estímulo. Cristo, na cruz, às vezes até Tira uma mão para Tapar a cara com vergonha. De Deus nem consigo falar, que não era nada disto que Pensou. E volto a dizer: sou mesmo muito religioso, devoto e falo com Deus. E peço-Lhe muito por mim e pelos meus. Mas é necessário que os padres percebam que nem todos têm que o fazer ou acreditar que isso os vai ajudar. E estão no seu direito.

Por acaso, namorei com uma rapariga muito religiosa, também. Ela era devota. E eu nem sabia que havia uma terra chamada Vota.

Comments

Popular posts from this blog