O meu diálogo com Greta Thunberg

Estive a falar com a Greta Thunberg sobre a problemática ambiental, tentando encontrar a melhor forma de a irritar com esse tema. Algo que não é fácil, dado ela ser toda politicamente correcta. Vou transcrever-vos o nosso diálogo:

-Olá Greta.
-Olá Tomé, estás bom?
-Porquê? Não pareço estar bom? Estás a criar mau ambiente...
-O quê?!
-Agora és surda? Deve ser das buzinas das manifestações que criaste com o teu vídeo lá na Cimeira das Nações Unidas.
(Greta fica em silêncio, a olhar para mim)
-Bom, Greta, já que falei na cimeira, diz lá o que é que queres dizer com te terem roubado "os sonhos e a infância com palavras vazias" dos grandes líderes mundiais.
-Porque eles prometem coisas e não as cumprem.
-Mas tu tens 16 anos. Algum deles te prometeu uma máscara para gás lacrimogéneo ou uma incineradora no Natal?
-Não, eles traíram-nos e os jovens já começaram a perceber a traição deles!
-Disseste isso na cimeira, sim. Mas tu és tão nova e já foste traída?!
-Não é nada disso! Não deixaram o melhor ambiente à minha geração!
-Mas não tens que gritar, Greta. Lutas a favor do ambiente mas és tu que estás a provocar mau ambiente aqui.
-Tomé, pára de me enervar!
-Eu?! És tu que dizes que, para reverter as alterações climáticas, as soluções técnicas não servem para nada. Soluções são mesmo para isso, para encontrar uma resposta ao problema...
(Greta começa a chorar)
-Porque é que começaste a chorar do nada?
-Porque foste mau. 
-Não, eu digo na cimeira. 
-Tomé, eu estou-te a ver.
-Sim, isso foi outra das coisas que disseste na cimeira. Estás-te a repetir. Está-me cá a parecer que só dizes coisas à toa.
-Eu só estou preocupada com as alterações climáticas. Há um aquecimento adicional causado pela poluição tóxica do ar. 
-Mas não te peidas?
-Só porque sou da Suécia não quer dizer que não me peide! Tu nem deves saber onde é a Suécia. Sabes que a capital da Suécia? Estocolmo!
-Estocomo? Estou bem, obrigado.
-Que irritante! Eu deveria era estar no outro lado do oceano, na escola. 
-Então vai, que ainda é longe. Por este andar, quando lá chegares já estás tapada por faltas. A não ser que tenhas deixado a Camada de Ozono a tapar a escola.
-Cala-te Tomé!
-Calma Greta! Pareces apanhada do clima.
(Greta sai a dizer que lhe gamei os sonhos e a infância. Juro que foi só a carteira e a paciência)


Comments

Popular posts from this blog