O Dia Mundial do Tripulante

Hoje é o Dia Mundial do Tripulante. Não fazia a mínima ideia de que havia um dia dedicado às pessoas que saltam com mais dois parceiros ao mesmo tempo. Pensava que isso era só estúpido.

Dado o meu passado como tripulante, gostava que houvesse mesmo um dia dedicado a essa profissão. Ah, é hoje...

Falar do Dia Mundial do Tripulante estimula em mim alguma saudade particularmente positiva. Para quem não sabe, fui comissário de bordo durante pouco mais de seis anos, experiência profissional que adorei. Porque aprendi imenso enquanto profissional, cresci imenso enquanto pessoa mas, acima de tudo, vivi muito e bem. Não estão a imaginar o que é andar no centro de Chicago, bêbado que nem cornos, às 5 da manhã, depois de uma grande noite de copos. Já viveram isso? Nem eu, nunca estive em Chicago. Bolas, gostava mesmo de ter ido a Chicago.

Mas fui a muitos outros sítios do mundo. Dos que mais gostei foi Telavive. É um dos meus três destinos preferidos. Israel, por si só, já é lindo. Então esta cidade é o expoente máximo da beleza, cultura e espírito do país. Ruas lindas e elegantes, enfeitadas com tudo e mais alguma coisa; locais lindos e elegantes, com um significado especial, quer a nível religoso, quer a nível cultural; mulheres lindas e elegantes. Tudo ali era lindo e elegante. Até a mulher do aeroporto, que tratava do combustível. A sério. Era linda. Não me lembro do último nome mas sei que era Linda qualquer coisa. 

Nova Iorque foi outro dos três locais que mais gostei de visitar. Nunca a irei esquecer. Esqueçam aquilo que se diz dos arranha-céus que não deixam entrar o sol na cidade. A Big Apple brilha por si só e faz jus à expressão que lhe é atribuída: "A cidade que nunca dorme." Porque é impossível. Ali não se dorme, é uma cidade que não pára. Até ponderaram gravar lá o segundo filme de O Senhor dos Anéis mas como lhe tiraram as duas torres...

Nova Iorque é tipo Roma. Aconselho a irem visitar Roma sem pensar duas vezes. Pessoas diferentes e acolhedoras, ruas clássicas e a brilhar de cultura. Já para não falar nos monumentos, que parecem fazer uma transição entre o passado e o presente a quem os vê. 

Estas palavras agora sobre Roma foram bonitas, não foram? Pois, mas não são minhas, são da merda de um guia que eu li uma vez porque nunca cheguei a ir a Roma. Bolas, gostava mesmo de ter ido a Roma.

Finalmente, falo-vos do terceiro dos meus três destinos preferidos - Buenos Aires. É uma cidade muito "europeada", como dizem lá. Devido às influências histórico-culturais dos povos da Europa que a rechearam com a sua vivência, sente-se uma mistura bastante agradável. Tão depressa vemos coisas tipicamente europeias, sendo que a arquitectura é um forte exemplo disso, como sentimos o calor sul-americano quando falamos com pessoas naturais do país. A Colômbia é linda.

É como a Líbia. Já foram à Líbia? Eu não fui mas deve ser boa. E porca, que eu sei que milhares de pessoas, em todo o mundo, já foram à Líbia. 

Tem um nome exótico. Deve ter cá uma prateleira. Bolas, gostava mesmo de ter ido à Líbia.


Comments

Popular posts from this blog